SERVIÇOS:
Amigos
Ilustrações
Plantão
Programas

BRASIL:
Pré-História Brasileira
Portugal
Colônia
Império
República
Integrada
Bibliotecas on line
Governo e Política
Jornais on line
Literatura
Museus
Música
Projetos Educacionais

MUNDO
História Antiga
História Medieval
História Moderna
História Contemporânea
Bibliotecas Internacionais
Jornais on line Internacionais
Museus de História Internacionais
Projetos Educacionais Internacionais História Geral Integrada

Dicas e orientações de estudo

Meu desejo, com este texto e dar algumas dicas importantes para auxiliar nos seus estudos. Antes de tudo devo dizer que não existem fórmulas mágicas. Ainda não foi inventado o aparelho que se aperta um botão e o conhecimento vem todo em nossa memória. Para sermos realistas, devemos aprender o que os sábios antigos, das mais diversas civilizações, como a chinesa, a hebraica, a egípcia, não cansavam de ensinar.

Primeiro de tudo a ter DISCIPLINA, ou seja, aceitarmos o desafio de estudar. É como o esporte; se não temos a coragem de lutar para vencer nossas limitações, fica difícil. Muitas pessoas confundem caminho fácil para estudar com não se esforçar para aprender.

Ter horários para estudo e efetivamente estudar, não deixar a mente "vagar pelo espaço sem fim".

SABER OUVIR, ou seja ter atenção a aula e não deixar se levar pelas brincadeiras, do colega menos interessado, que senta ao lado.

SABER FALAR, não aceitando tudo o que o professor fala, como verdade pronta e acabada, mas algo que você irá pensar enquanto não tirar todas as dúvidas. MAIS DO QUE TUDO ENTENDER QUE APRENDER NAO E DECORAR. VOÇE NAO E UMA FITA K7, PORTANTO NAO SE PREOCUPE EM FICAR REPETINDO O QUE O PROFESSOR FALA. VOCE E UM SER HUMANO, UM HOMO SAPIENS( HOMEM SÁBIO), COMO O NOME JA NOS FAZ ENTENDER, PENSA, SABE, TEM SABEDORIA.

Muitos alunos apresentam dificuldades no estudo da ciência História. Sei que isto é uma questão das mais complicadas. Durante muito tempo neste pais, e alguns profissionais mal informados ainda o fazem, a História foi tratada como uma mera ciência decorativa. Em parte isto se deve á própria estrutura política que o pais atravessava, onde as classes dirigentes não tinham interesse que a escola formaste cidadãos com consciência critica, mas apenas preocupados com seu próprio mundinho, alheios às tristezas e amarguras da coletividade onde vivem.

Porém nos últimos anos, a visão de História tem se modificado.

Hoje a História é entendida como uma ciência dinâmica, aonde saber nomes e datas tem muito menor importância que entender o processo histórico. Portanto:

História NAO E DECORAR NOMES E DATAS (embora seja importante saber situar cronologicamente os fatos, sendo que tal assimilação se faz naturalmente, conforme entramos em contato com a matéria), MAS ENTENDER AS TRAMAS, OS ACONTECIMENTOS, SUAS INTERLIGAÇOES.

Pensar em História é saber relacionar o que aconteceu no passado com o presente, assim como o espaço em que vivemos com o das outras culturas.

Estudar apenas fatos isolados na História, na fase de conhecimento em que estamos não ajuda a entender esta ciência.

Sempre é necessário comparar, procurar as informações fundamentais para se caracterizar as sociedades que estamos estudando. Existem algumas perguntas básicas que sempre temos que estar tentando responder. Dentre elas podemos citar, por exemplo:

  1. Onde e quando ocorreram os fatos, coloque-os dentro de uma linha do tempo
  2. Quais as características básicas da sociedade que estamos estudando?
  3. Que tipo de governo este povo tinha, como era exercido?
  4. Quem produzia, como, quem se beneficiava da produção?
  5. O que as pessoas pensavam naquela época?
  6. Havia diferentes modos de pensar?
  7. Qual o desenvolvimento cultural deste povo?

Estas são características básicas que se deve sempre ter em mente para entender qualquer processo Histórico. Fazendo isto você aprenderá e não decorará História, mas uma coisa é importante deixar bem claro: História não se aprende apenas estudando um dia antes da prova, é preciso participar em sala de aula. Tirar dúvidas, não ter medo de perguntar. A função do professor é ajudar o aluno a entender a matéria e tirar as dúvidas dos alunos.

- Ah professor, mas tem gente que gosta de "tirar um sarro" quando perguntamos alguma coisa - você pode me dizer. Acontece que até mesmo o professor, um dia, foi aluno e ele aprendeu, que a dúvida de um aluno normalmente é a de mais 20 tantos outros da sala, e inclusive quem está "tirando sarro" também pode não sabe a matéria direito, mas, sabe como é, algumas pessoas gostam de chamar a atenção. Portanto pergunte !!